Sete passos para recuperar créditos fiscais


O recesso provocado pelo Covid-19 colocou em primeiro lugar na pauta das empresas algo que já era muito importante: o fluxo de caixa. Veja como recuperar créditos fiscais é uma das boas estratégias para consolidar esse objetivo.

1º PASSO

Recolheu errado?

Ao começar a análise sobre a existência de recursos de créditos fiscais para a empresas, é preciso ir à etapa de verificação. Ou seja, levantar os valores recolhidos de maneira incorreta para a Receita Federal ou outros órgãos nos últimos cinco anos.

2º PASSO

Sem mais erros!

Análise geral, com vistas à identificação de algumas prováveis incorreções (créditos e débitos). A ideia já é fazer as bases de um futuro compliance fiscal, de maneira a solucionar e evitar erros de processo.

3º PASSO

Qual o valor dos créditos?

Já com os valores pagos a mais localizados, é possível começar o terceiro passo. A elaboração dos cálculos com o cômputo da atualização monetária calculada pela Selic, nos termos da legislação em vigor.

4º PASSO

Está tudo conforme?

Retificação de arquivos, quando necessário. O que inclui a conciliação das guias com as informações fiscais e a retificação dos erros verificados. Essa etapa regulariza a situação do cliente nos órgãos públicos.

5º PASSO

Arquivos enviados?

Assessoria e também retificação quanto ao envio dos arquivos para todos os órgãos públicos. A ideia é garantir que todas as informações amealhadas cheguem de maneira correta em todas as alçadas.

6º PASSO

Já fez os pedidos?

Assessoria e também retificação com relação a todos os processos que pedem compensação e também de restituição. Esse passo é bem delicado, pois os pedidos devem ter rigor formal e correção.

7º PASSO

Dossiê dos impostos

Ao final do processo de recuperar créditos fiscais, faz-se a elaboração e explicação de Relatório Final do Trabalho, em forma de Dossiê, para o arquivo e controle interno da empresa. Neste último passo, todos os dados são consolidados e correções de processos sugeridas.

Para saber mais, baixe o Ebook exclusivo da Assertif aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *