Como usar a tecnologia a favor do seu negócio


Estamos no meio de uma grande transformação digital no Brasil. A pandemia acelerou a digitalização de muitas empresas, porém, para muitos empreendedores, pode ser complicado conseguir fazer da tecnologia uma aliada, especialmente em tempos em que é difícil não estar focado em garantir um bom fluxo de caixa.

Abaixo citaremos algumas tecnologias que você pode utilizar no seu negócio para aumentar sua produtividade e conseguir obter lucro máximo das situações do dia a dia.

Aplicativos

Existem diversos aplicativos utilizados para manter as empresas funcionando de maneira produtiva. Como por exemplo, o ASANA (que permite mapear atividades), WhatsApp Business (a versão comercial do aplicativo tem tags e outras ferramentas que ajudam o empresário) e o Hubspot (funciona como CRM e automação de marketing). Se quiser mais dicas de aplicativos para usar acesse este link e veja mais ideias.

Informação

Por mais que se manter informado não seja exatamente uma novidade no que diz respeito a ser um empresário, no entanto, a tecnologia traz novas maneiras de fazer isso; desde podcasts até agregadores de notícias, que lhe permite reunir todas as informações que lhe interessam em um único lugar. Se você não conhecer nenhum agregador este link traz algumas sugestões.

Redes Sociais

Falamos no tópico acima sobre aplicativos para receber informações, neste trataremos da possibilidade de passar informações adiante. As redes sociais trouxeram para as empresas a oportunidade de demonstrar sua especialização para o seu público e atrair públicos novos, além de se tornar a vitrine dos produtos que a empresa oferece. É preciso estar onde o seu público está. Em geral, as próprias redes sociais oferecem cursos para que sua empresa tire o melhor proveito possível das ferramentas. Como o Blueprint, para Facebook e Instagram e a Udemy para o LinkedIN.

Especialistas

Essa dica não trata diretamente de tecnologia, mas envolve tecnologia na contratação, no contato ou na metodologia usada por especialistas da área. Contratar um profissional ou uma empresa especializada em uma determinada área (fiscal, marketing, jurídico, financeiro), pode evitar erros e em alguns casos (como em uma análise fiscal, por exemplo), pode até mesmo significar a recuperação de recursos financeiros.

Amplie o networking

Uma das principais vantagens da tecnologia, das redes sociais e dos aplicativos de comunicação instantânea é a possibilidade de se ampliar significativamente a frequência de comunicação com a sua rede de contatos amigáveis e profissionais. Sendo assim, você pode gerar conteúdo relevante e qualificar as suas relações por meio de comunicação virtual, abrindo espaço para futuros negócios, se tornando assim referência na área.

Aprendendo a usar a tecnologia de forma correta, ela pode ser uma aliada muito eficaz e poderosa para aperfeiçoar a gestão da empresa, contribuir na definição de estratégias, conquistar mais oportunidades no mercado e literalmente economizar ou recuperar recursos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *