Assertif desenvolve programa de compliance com consultoria da P&B


A Assertif acaba de contratar a consultoria P&B para implantar um programa de adequação às normas e relacionamento com terceiros, o chamado compliance. O objetivo é blindar as informações estratégicas de clientes e parceiros, bem como garantir a privacidade e a proteção de dados conforme a futura Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Cerca de 63% das empresas brasileiras ainda não têm políticas estabelecidas de relações com terceiros, mesmo com o surgimento da Lei Anticorrupção no País e a futura promulgação da LGPD. O estudo da Baker McKenzie revela ainda um dado mais alarmante: 42% dos empresários e executivos do Brasil dizem ter ciência de problemas de compliance em suas organizações que poderão ser descobertos por órgãos reguladores.

Segundo os especialistas da P&B, o compliance é uma metodologia de mapeamento e controle dos danos específicos de uma organização. O objetivo é manter a atividade dentro de um nível de risco aceitável e permitido, associado à implementação de uma cultura de integridade. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de práticas e procedimentos direcionados ao cumprimento de normas legais, regulatórias e internas. Assim, o foco é mitigar, detectar e solucionar inconformidades derivadas de desvios de conduta.

“A Assertif buscou uma consultoria especializada para garantir o cumprimento normativo e o estabelecimento dos padrões de ética empresarial”, explica José Guilherme Sabino, sócio-fundador da empresa. “Nosso objetivo é agregar valor ao negócio, reduzir riscos e fomentar uma cultura corporativa com base na integridade”, complementa Bertrand Douet, também sócio-fundador do negócio.

A metodologia utilizada pela P&B para desenvolver o trabalho na Assertif engloba a Lei no 12.846/2013, o Decreto no 8.420/2015, a ISO no 37.001, bem como os guias de boas práticas para início de Programas de Integridade da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Programa de Integridade para Pequenos Negócios do Serviço Brasileiro de Pequenas e Microempresas (Sebrae).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *