10 maneiras de manter seu orçamento em dia!


Se você tem ou pretende ter uma empresa provavelmente já sabe que administrar bem o orçamento pessoal é tão importante quanto o da empresa. Pensando nisso trouxemos algumas dicas de como manter os gastos e ganhos em ordem, mesmo em tempos de crise.

  1. Anote tudo

O hábito de anotar os gastos previne compras por impulso e vai permitir que você tenha noção real de quanto você gasta e quanto dinheiro sobra, se sobra. Para isso carregue sempre um caderninho na bolsa, ou utilize um aplicativo de controle de finanças.

 

  1. Pague as contas assim que receber

Pode até parecer que os juros de contas básicas são baixos, mas multiplicado por todas as contas e em todos os meses do ano, esse dinheiro cobrado em juros e multas podem acabar pesando no orçamento.

 

  1. Converse sobre dinheiro com quem divide as contas com você

O brasileiro tem o péssimo costume de não falar sobre dinheiro, o que pode acabar colocando famílias inteiras em uma situação financeira complicada, crie o hábito de falar sobre dinheiro com a sua família e o seu parceiro.

 

  1. Use programas de cashback

Existem muitos programas de cashback no mercado, ganhar uma parte do que você gasta de volta é uma ótima maneira de garantir um dinheiro a mais, pode parecer pouco, mas ainda assim é dinheiro.

 

  1. Use cupons

Assim como o cashback é cada vez mais comum, alguns cupons podem chegar até a 50%, utilizar cupons de desconto pode te poupar dinheiro na compra de produtos mais caros.

 

  1. Use os programas de pontos do seu cartão de crédito

Se você precisar usar o cartão de crédito lembre-se de ativar o programa de benefícios que ele oferece. Os programas podem liberar milhas ou pontos para compras de outros produtos em lojas parceiras.

 

  1. Use dinheiro em papel

Por alguma razão ainda desconhecida, as pessoas gastam menos quando usam dinheiro em papel, logo, tenha sempre dinheiro para fazer suas compras menores, isso permite um controle maior sobre seus gastos.

 

  1. Aprenda alguns pratos

Comer fora é um dos principais rombos no orçamento das famílias, logo acompanhar canais de culinária no youtube e aprender a cozinhar sua própria comida pode ajudar a manter as finanças em ordem além de servir como um ótimo hobby.

 

  1. Pechinche

Pechinchar pode ser problemático para muitas pessoas, mas também pode ser muito produtivo, e esse conselho se aplica tanto para a vida pessoal como para a profissional. O vendedor sempre tem alguma margem de negociação, então, negocie.

 

  1. Crie metas

Criar metas, datas finais e valores a serem economizados ajudam você a colocar esforço e se sentir satisfeito a cada meta alcançada.  É como se você subisse um degrau por vez.

DICA EXTRA

 

Gaste mais tempo pensando em como ganhar mais dinheiro do que em como economizar

A maioria das pessoas se dedica a montar planos para conseguir economizar, enquanto poderia redirecionar essa energia para conseguir uma renda extra. Você com certeza tem algum talento que pode servir para equilibrar suas finanças.

 

Agora, se a sua preocupação maior é sobre as finanças da sua empresa, saiba que a Assertif está mais do que qualificada a ajudar. Entre em contato e descubra se há recursos para serem recuperados na sua empresa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *