Desafios para a adoção do ESG

Os executivos brasileiros não estão muito contentes com o desempenho de suas empresas na implementação da Governança Ambiental, Social e Corporativa, o ESG, na sigla em inglês. Nada menos do que 42% deles classificam que a atuação das suas organizações nesse quesito é apenas razoável. Apenas 27% das lideranças estão bem satisfeitas com os projetos…

Veja mais

07/03: assertif participa de Webinar e reforça a importância do planejamento tributário

No dia 07/03, nosso Sócio-diretor Leandro Manica participou de uma conversa fundamental com a Graziele França, especialista contábil da WK, que trataram sobre alguns relevantes temas tributários. Enfatizou a importância do planejamento tributário e o quão relevante pode ser para o fluxo de caixa das empresas.   Esta foi uma necessária iniciativa para melhorar, cada…

Veja mais

Algumas soluções financeiras e suas aplicações

Existem várias soluções financeiras importantes que atendem às necessidades de diferentes perfis de consumidores e empresas. Algumas das soluções financeiras mais importantes no país incluem: Conta corrente: é uma solução básica e essencial no setor financeiro, que permite o depósito e saque de dinheiro, a realização de pagamentos e transferências, entre outras operações. Cartão de…

Veja mais

assertif explica: setor financeiro

O setor financeiro do Brasil é um dos mais desenvolvidos e sofisticados da América Latina e do mundo. Ele é composto por diversas instituições financeiras, como: bancos comerciais, bancos de investimento, cooperativas de crédito, corretoras, entre outros.   Os principais reguladores do setor financeiro no Brasil são o Banco Central do Brasil (BCB), a Comissão…

Veja mais

Jurisprudência

Os ministros do STF ratificaram acórdão proferido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região reconhecendo a não oneração tributária “do PIS e da COFINS sobre as receitas auferidas com os serviços de frete contratados por comerciais exportadoras (trading companies), nas operações de exportação por elas diretamente contratados”. A tese confirma que a imunidade do artigo…

Veja mais

Destaque – Cabeça de Jano

Por um lado o Brasil está de volta no cenário global de investimentos. Por outro, este renovado apetite fica complicado com uma autêntica quebra da coisa julgada em matéria tributária.   No julgamento de dois recursos extraordinários (Tema 881 e Tema 885), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em plenário decidiram que contribuintes com…

Veja mais

Novidades da Receita Federal

De acordo com Instrução Normativa publicada pela Receita Federal, a apresentação da DCTFWeb relativa a eventos decorrentes de decisões proferidas pela Justiça do Trabalho torna-se obrigatória para fatos geradores ocorridos a partir de abril de 2023.   A prorrogação atende também às solicitações apresentadas por entidades e associações, sob a justificativa de que a implementação…

Veja mais